terça-feira, 7 de julho de 2009

A Última Palavra

Existe uma realidade que corresponda aos desejos mais profundos do nosso coração? Quem dá a última palavra - O Romance, ou as setas? Precisamos saber, pois estamos constantemente, a cada momento de nossas vidas, tentando dar sentido às nossas experiências. Procuramos por coerência, um sentido, uma garantia de que as coisas se encaixam. Nosso problema é que a maioria de nós vive nossas vidas como um filme em que chegamos vinte minutos atrasados. A ação já está bem adiantada, e não temos idéia do que está acontecendo. Quem são essas pessoas? Quem são os mocinhos e os vilões? Por que eles estão fazendo isso? O que está acontecendo? Sentimos que algo muito importante, talvez até mesmo glorioso, está acontecendo, e mesmo assim tudo parece tão aleatório. A beleza nos pega de surpresa e nos faz desejar mais, entretanto as Setas vêm, e somos perfurados.

Não é estranho que seja tão difícil viver de nossos corações! Nos encontramos no meio de uma história às vezes maravilhosa, outras horrível, na maioria das vezes uma confusa mistura dos dois, e ainda sim não temos a mínima idéia de como fazê-la ter sentido. Pior, tentamos interpretar o sentido da vida apenas com fragmentos, acidentes isolados, sentimentos, e imagens sem referencia à história em que essas cenas são meras partes. Não pode ser feito, porque, como Julia Gatta aponta, “Experiência, não importa o quão apuradamente a entendamos, jamais pode fornecer sua própria interpretação.” Então procuramos alguém para interpretar a vida por nós. Nossos intérpretes normalmente serão as pessoas mais próximas em nossas vidas, quando somos novos, nossos pais ou avós ou alguma outra figura chave. Eles formam nosso entendimento da história em que nos encontramos e nos dizem o que fazer com o Romance, as Setas, e nossos corações.

(The Sacred Romance , 35–36) Tradução Livre

3 comentários:

  1. A vida, como uma teia de histórias, sempre proporciona situações que nos deixam perdidos!
    Nada como uma palavra mais sábia, experiente e com conteúdo espiritual pra nos mostrar um caminho mais suave e com menos espinhos.
    Ótima tradução!
    Parabéns, Thiagão!

    ResponderExcluir
  2. Uma explosão de pensamentos mas nunca sei o que dizer.. x]

    nossa.. maravilhoso!

    ResponderExcluir